domingo, 3 de março de 2013

Década de 50

   Mal começou a novela o profeta e já estou apaixonado pelos looks da década de 50. Conhecida como "anos dourados" foi a época em que a moda esbanjava glamour, era seduzida pelo romantismo e feminilidade. Com a influência de Dior do New Look foi determinante o resgate do luxo e da sofisticação, a cintura era bem marcada e os sapatos de saltos altos, luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias que davam mais charme ao visual das mulheres.
   
    A silhueta extremamente feminina e jovial estava em alta, atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria dascriações desse período. O New look acabou por funcionar como mola propulsora do desenvolvimento de uma nova camada social: a classe média. A beleza torna-se um tema de grande importância com a abundância de cosméticos, a maquiagem na moda e a valorização dos produtos e lançamentos para a beleza. Durante 10 anos as mulheres tiveram oportunidade de mostrar a lingerie, sem precisar desnudar-se. Por baixo dos vestidos, os espartilhos davam forma. O sutiã tomara que caia era indispensável para os vestidos de cocktail sem ombros. O uso de chapéus era muito comum, geralmente eles tinham formatos pequenos bem semelhantes aos casquetes, mas algumas vezes os chapéus com modelagens amplas predominavam. Os chapéus eram acessórios muito simples naquela época, mas eram considerados itens de extrema elegância. Os penteados eram muito comum entre as mulheres, principalmente o rabo-de-cavalo como Brigitte Bardot e os cabelos com franjas para deixar as mulheres com um ar de menina.

Moda Maculina

      Camisas com estampa listrada, terno escuro, calças estreitas e curtas embora ainda com tecido "sobrando" nas pernas . A gravata tinha nó mais fino do que a dos anos 40. Em vez de colete, o peito era aquecido com cardigans e blusas de lã. Casacos em veludo, smoking e camisas de pólo eram usadas com jaquetas esportes geralmentes xadres e escuras. No verão, camisas com cores espalhafatosas e bermudas na maioria das vezes usadas com meias. Os trajes de banho era sunga boxer lisa ou estampada. Mocassim, oxford e creepers fechavam o look. Os mais "rebeldes" se inspiravam em James Dean e Marlon Brando, aderindo á sensação da jaqueta de couro e bota de couro, camiseta estilo t-shirt branca e calça justa. O cabelo do homem tradicional não deveria tocar as orelhas, já os rebeldes usavam topete pompadour ou rabo de pato.

 
 

Grandes estilistas da década de 50.

Christian Dior

     Com o fim da Segunda Guerra Mundial e da contenção de uso de tecido Christian Dior contrariou a estética austera e sóbria da época e apresentou uma novidade que se tornaria referência durante toda a década de 1950: o New Look. O tailleur Bar, com casaqueto de cintura fina e formas arredondadas lembrando uma tulipa, e a saia ampla, com metros e metros de tecido, tinham inspiração no século 19 e colocaram a Dior entre as grifes mais desejadas da época.

Roger Vivier

    O lugar excepcional que o talento de Roger Vivier conferiu ao sapato de luxo fez desse grande artesão uma das estrelas da moda desse época e so século.

Hubert de Givenchy

    Sua maison foi fundada em 1952, fez sucesso com os "separáveis": peças que podem ser combinadas a vontade.

Gabrielle Chanel

     Mantendo-se em silêncio atrás das cortinas de sua maison,cerradas em 1939, Chanel espera sua hora que chega em 1954 sendo uma das grandes estilistas da época.

Pierre Cardin

    Com um pé no mundo de ontem e outro no futurismo, começa junto com os anos 50 sua irresístivel ascensão.


    Indumentária da época.








 







Nenhum comentário:

Postar um comentário